Ferramentas de acessibilidade

Terceira equipe do Corpo de Bombeiros Militar de SC chega ao Rio Grande do Sul para apoio após enchentes

 

 

A partir desta segunda-feira, 18, uma terceira equipe formada por especialistas do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) passa a atuar no Rio Grande do Sul, em apoio ao estado vizinho depois das fortes chuvas. Entre os dias 06 e 17 de setembro foram empregados militares das equipes de Força-Tarefa com especialidade em Busca e Resgate em Inundações e Enxurradas (BRIE), bem como cinotécnicos, que são os bombeiros especialistas na busca com cães.

Para esta terceira equipe, que será comandada pelo Capitão Fillipe Thiago Pamplona, do Batalhão de Blumenau, terão especialistas em Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (BREC), Intervenções em Áreas Deslizadas (IAD) e Busca, Resgate e Salvamento com Cães (Cinotecnia). A terceira equipe contém integrantes das equipes de Força-Tarefa dos batalhões de Blumenau, Florianópolis, Balneário Camboriú e Chapecó. 

 

Os binômios (dupla entre bombeiro militar e cão de busca) empregados nesta etapa serão o sargento Willian Valdeley com o cão Marley e o cabo Josclei Tracz e o cão Iron, ambos com vasta experiência em apoio a outros estados. 

A mudança na equipe também implica na mudança dos equipamentos necessários, como por exemplo as embarcações, que retornam para SC, dando lugar para as camionetes e drones. Neste domingo, 17, a segunda equipe do CBMSC finalizou o apoio ao Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS). A primeira equipe enviada ao estado gaúcho foi comandada pelo Major João Emiliano de Moura Silva Miranda e a segunda pelo Major Clemente Stähelin Michels. 

Recursos empenhados na terceira equipe

23 bombeiros militares
05 viaturas 4×4
02 cães de busca e resgate
01 mini escavadeira
02 caminhões
drones

Recursos empregados pelo CBMSC até o momento:

82 bombeiros militares
05 cães de busca
05 embarcações
11 viaturas 4×4
03 caminhões
01 mini escavadeira
01 helicóptero
01 viatura adaptada ao serviço de cães
drones 

(Fonte: Corpo de Bombeiros Militar de SC)

GOVERNO DE SANTA CATARINA
SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA

CENTRO ADMINISTRATIVO DA SEGURANÇA PÚBLICA DELEGADA DE POLÍCIA LÚCIA MARIA STEFANOVICH

Avenida Governador Ivo Silveira, nº  1521 - Capoeiras  - Florianópolis-SC  - CEP: 88.085-000.

Atendimento ao Público: 13h às 19h.

 Fone: (48) 3665-8100 - Email: expedientesecretario@ssp.sc.gov.br

2024 - SSP/SC.

Search