Em nova reunião com as forças policiais, a Secretaria de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina (SSP-SC) tratou nesta sexta-feira (02) dos encaminhamentos relacionados aos treinamentos e à operacionalidade que envolve o programa Escola Segura.
A iniciativa prevê a contratação e a presença de policiais armados nas escolas estaduais. A fase atual é a de contratação dos policiais e treinamento. Participaram da reunião gestores das Polícias Militar, Civil e Científica e do Corpo de Bombeiros Militar, além da Secretaria de Estado da Educação.
O secretário da Segurança Pública do Estado Paulo Cezar Ramos de Oliveira ressaltou a determinação do governador Jorginho Mello em dar agilidade ao programa e o entrosamento das forças de segurança com a Educação para tratar da violência nas escolas.
"Foi uma reunião para obter os encaminhamentos e saber dos resultados desse segmento que está trabalhando diuturnamente e incansavelmente nisso para que o mais breve possível tenhamos os policiais trabalhando nas escolas. Para isso, vamos treiná-los, o que passa também pela participação dos profissionais da educação", afirmou o secretário da Segurança Pública do Estado, que cobrou agilidade nas ações de operacionalidade do programa.
Segundo o secretário, as contratações dos policiais estão em andamento. São policiais que estão aposentados ou a caminho da aposentadoria. "A contratação está em andamento e é um número que cresce, pois são policiais que já estão aposentados ou a caminho da aposentadoria. Então não são números fixos. Podemos dizer que a cada 15 dias ou a cada mês mais policiais vão aderir a esse projeto para que possamos ter o contingente necessário e atender o nosso objetivo que é tornar as escolas mais seguras", explicou o secretário da Segurança Pública.
A Secretaria de Estado da Educação participou do encontro, na SSP-SC. Conforme a diretora de Infraestrutura da Educação, Ana Colombo, a secretaria da Educação tem trabalhado em conjunto na fase de montagem do programa de treinamento dos policiais para estabelecer as orientações gerais do funcionamento de cada escola e a inserção dos policiais no ambiente escolar.
Fotos: Divulgação