Operação Quaresma termina com resultado inédito contra o maus-tratos de animais

A Polícia Militar de Santa Catarina divulgou nesta segunda-feira, 16, o resultado da Operação Quaresma, realizada de 14 de março a 02 de maio de 20222. Durante todo o período da operação apenas uma ocorrência foi registrada. É o menor índice nos últimos três anos. Em relação aos anos anteriores, a PMSC registrou em 2021 seis ocorrências e, em 2020, foram 15.

A Operação visa o cumprimento da Lei nº 9605/95, contra as práticas de atos de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, com pena de detenção de três meses a um ano, e multa.

A área de abrangência da Operação Quaresma inclui os municípios que compõem a circunscrição da 1ª Região de Polícia Militar (RPM), 3ª RPM e 11ª RPM, com especial atenção às regiões de cultura açoriana em ações de forma integrada com demais órgãos de fiscalização sanitária estaduais e municipais.

A única ocorrência registrada aconteceu num domingo, 17 de abril, às 06:20h, na avenida Patrocínio Manoel dos Santos, em Ganchos de Fora, no município de Governador Celso Ramos. Aproximadamente 100 pessoas estavam reunidas com som alto e vários veículos. A guarnição da PMSC foi atingida por pedras na saída do local. Foi necessário a serviço operacional para a dispersão, momento em que foi identificado um acampamento improvisado para concentração de possível realização de evento de maus-tratos a animais. Não houve nenhuma prisão e nem nenhum animal foi recolhido.

Para o sub-comandante-geral da PMSC, coronel Evandro Fraga, o sucesso da operação representa o a integração da PMSC com as demais forças de Segurança e dos órgãos fiscalizadores do Governo do Estado. "Destaca-se também o trabalho dos nossos agentes de inteligência que nos ajudaram a identificar qualquer suspeita que pudesse acontecer. Desta forma, agimos de forma proativa nas operações e impedimos qualquer tipo concentração", afirmou Fraga.

COLEGIADO SUPERIOR DE SEGURANÇA PÚBLICA E PERÍCIA OFICIAL

CENTRO ADMINISTRATIVO DA SEGURANÇA PÚBLICA DELEGADA DE POLÍCIA LÚCIA MARIA STEFANOVICH

2022 CSSPPO/SC.