No mês do movimento mundial "Maio Amarelo", a Polícia Civil e o Detran de Santa Catarina discutem e fomentam o debate entre as forças de segurança pública e instituições componentes do sistema nacional do trânsito, por meio do 1º Simpósio Estadual sobre Segurança Viária, em Florianópolis
O evento começou nesta segunda-feira (16) e vai até terça-feira (17), na Academia da Polícia Civil (Acadepol). Durante a iniciativa, a proposta é analisar estatísticas, apresentar fluxos de atendimento, alinhar ações conjuntas e coordenadas, com pilares em gestão de trânsito, vias segura, segurança veicular, educação para o trânsito, atendimento às vítimas e normatização e fiscalização.
Participam integrantes do Detran, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Agentes de Trânsito, DNIT, DER, Comissão de Trânsito da OAB e Saúde.
"Envolvimento de todos, novos projetos e iniciativas"
Pela manhã, na abertura, autoridades destacaram o envolvimento das instituições em prol da melhoria no trânsito catarinense e o envolvimento de todos os atores envolvidos na discussão.
"No nosso dia a dia acabamos vendo inúmeros acidentes. Acidentes esses altamente previsíveis e que poderiam ter sido evitados se não fosse a negligência que acaba somando o nosso trânsito catarinense. A Polícia Civil se une ao Detran e às Instituições para que juntos possamos estabelecer um debate de melhorias para o trânsito e todo o sistema viário do nosso Estado", destacou o delegado-geral da Polícia Civil, Marcos Flávio Ghizoni Júnior.
A presidente do Detran, Sandra Mara Pereira, afirmou que a intenção é realizar semestralmente um evento como esse, trazendo novas parcerias e ideias.
"O Detran está com as portas abertas para novos projetos e novas iniciativas. A mudança é uma janela que se abre de dentro para fora. O Detran está abrindo essa janela e convidando todos a fazerem parte da mudança da realidade do trânsito catarinense, que proporcionalmente mais mata nesse País", sintetizou a presidente do Detran.
Além do delegado-geral e da presidente do Detran, formaram a mesa de autoridades da abertura do Simpósio o diretor da Acadepol, delegado André Bermudez; o major Davi Lima da Polícia Militar de SC, o superintendente da PRF André Saul Nascimento e o agente da Guarda Municipal Ricardo Pastrana representando a Secretaria Municipal de Segurança Pública de Florianópolis.
(Foto: PCSC/Divulgação)
(Foto: Julio Cavalheiro/Secom)