Militares da cinotecnia do CBMSC ministram aulas em curso nacional de busca com cães

O primeiro curso interinstitucional de Busca, Resgate e Salvamento com Cães, promovido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, com organização do Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (Ligabom), aconteceu em Mato Grosso, na cidade de Cáceres, entre os dias 26 de abril e hoje, 11.
O objetivo foi capacitar bombeiros militares de todos os estados para desenvolver o serviço de busca, resgate e salvamento com cães, bem como potencializar as ações de resposta no atendimento a ocorrências em seus estados de origem.
Tendo em vista que a utilização dos binômios (dupla entre bombeiro militar e cão de busca) é cada vez mais frequente e efetiva em ações de desastres torna-se indispensável a especialização dos militares.    A primeira edição do curso contou com 31 alunos de 14 estados. Os alunos foram bombeiros militares do Acre, Amazonas, Amapá, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Piauí, São Paulo, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima e Tocantins, além de nove cães farejadores nas atividades práticas.

 

 

 

Instrutores e cães do CBMSC

Para ministrar as aulas foram selecionados bombeiros militares de todo o país que possuem vasta experiência na área. Do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), estiveram nas aulas seis integrantes e três cães.

No início do curso, participaram como instrutores o capitão Alan Delei Cielusinsky, falando sobre mecânica de odores, noção de busca terrestre e princípios de busca urbana e o soldado Josclei Tracz, que possui a formação em veterinária, ensinando sobre primeiros socorros caninos, além da manutenção e criação canina.

 

 

 

Na sequência, estiveram o major Clemente Stähelin Michels, com o cão Chewbacca, e também o sargento Jacques Douglas Romão, com o cão Bravo, que instruíram sobre busca rural, inclusive com demonstrações em campo. Esta parte das instruções teve o objetivo de ensinar os alunos a noção de como conduzir um cão e qual o resultado final que se espera de um cão pronto para emprego operacional.

 

 

 

O major Michels e o Chewbacca também fizeram parte da equipe de instrução em deslizamentos, junto com militares do Mato Grosso e Minas Gerais com larga experiência em grandes desastres.

 

 

 

O Cabo Ronaldo Fumagalli ministrou a disciplina de busca por restos mortais, junto com o cão Hunter. Os alunos aprenderam como deve ser a atuação de forma correta e segura nesta área de atuação. Durante as aulas, foram explicados os diversos fatores que influenciam na decomposição do tecido humano e como influenciam em uma operação real.

 

 

 

O tenente-coronel Walter Parizotto, presidente da Coordenadoria de Busca, Resgate e Salvamento com Cães do CBMSC, também esteve presente no curso como instrutor, trazendo mais de vinte anos de experiência sobre aprendizagem e condicionamento canino.

 

 

 

A próxima edição deste curso será em Santa Catarina no mês de agosto em Xanxerê.

GOVERNO DE SANTA CATARINA
COLEGIADO SUPERIOR DE SEGURANÇA PÚBLICA E PERÍCIA OFICIAL

CENTRO ADMINISTRATIVO DA SEGURANÇA PÚBLICA DELEGADA DE POLÍCIA LÚCIA MARIA STEFANOVICH

Avenida Governador Ivo Silveira, nº  1521 - Capoeiras  - Florianópolis-SC  - CEP: 88.085-000.

Atendimento ao Público: 13h às 19h.

 Fone: (48) 3665-8100 - Email: direcaogeral@ssp.sc.gov.br

2022 CSSPPO/SC.

Search