Polícia Civil forma policiais no curso de operador tático multimissão

WhatsApp Image 2021 07 14 at 12.24.20

Na manhã desta quarta-feira (14), a Polícia Civil de Santa Catarina realizou a formatura do III Cotam - Curso de Operador Tático Multimissão, com nove formandos. O ato aconteceu na Academia da Polícia Civil (Acadepol), em Florianópolis.

O Cotam forma policiais com elevada capacidade técnica no contexto operacional da atividade de polícia judiciária especializada. O curso interno é necessário para ingresso na Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE/PCSC) da Polícia Civil de Santa Catarina.

Entre os nove formandos, de Santa Catarina são um Delegado de Polícia, seis Agentes de Polícia e um Policial Penal. Também se formou um Policial Penal de Goiás. Ao total, foram 100 inscritos no começo e 22 começaram o curso, sendo que nove deles o concluíram. O III Cotam durou dez semanas, com o objetivo de transmitir conhecimentos, habilidades e fortalecer atitudes necessárias ao desempenho da função operacional aos policiais civis com a máxima eficiência e eficácia, especializando-os em ações desta natureza.

O Delegado Geral da Polícia Civil de SC, Paulo Koerich, destacou a formação dos policiais como merecedora de elogios, respeito e reconhecimento, e enfatizou a eles o dever de lealdade para com a Justiça, a lei, a ordem e a Polícia Civil e a defesa da vida e patrimônio.

A formatura contou com a presença de familiares e convidados. Além do Delegado Geral, também formaram a mesa de autoridades a Diretora da Acadepol, Delegada de Polícia Ester Coelho, o secretário-adjunto de Estado da Administração Penitenciária, Edemir Alexandre Camargo Neto, e o coordenador da CORE/PCSC, Delegado de Polícia John Vieira.

Oito mil disparos por aluno

O curso contou com disciplinas de táticas policiais especiais, técnicas verticais, operações marítimas e ribeirinhas, operações aéreas, atendimento pré-hospitalar policial, combate desarmado, condicionamento físico policial e armamento e tiro policial.

Nesta última referente ao tiro policial, cada aluno efetuou um total de 8.050 disparos, entre carabina, fuzil, submetralhadora e pistolas.

Colaboradores

O III COTAM contou com a colaboração da Escola de Aprendizes-Marinheiros do Estado de Santa Catarina, Base Aérea de Florianópolis, Batalhão de Polícia de Choque da PM de Santa Catarina, 63º Batalhão de Infantaria do Exército, Guarda Municipal de Florianópolis, Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina; Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial (TIGRE), da Polícia Civil do Paraná, Centro de Operações Policiais Especiais (COPE), da Polícia Civil do Paraná, Comando de Operações Especiais (COE) da Polícia Civil do Paraná, Serviço Aeropolicial (SAER-SUL), Clube e Escola do Tiro .38, Black Spear Project - Treinamento Tático, Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Complexo Aquático Florianópolis; Consórcio Fênix, Ct Boxe Thai- Mestre Peu, Chute Box; Mestre e instrutor Thiago Tavares; Cinesystem Villa Romana Shopping- Florianópolis; Delegado de Polícia Civil Alfredo Ballstaedt, General de Exército Adhemar da Costa Machado Filho, Capitão de Corveta Jean Carlo Nunes Araújo, Governador do Estado, Carlos Moisés da Silva.

Fonte: Polícia Civil de Santa Catarina.

CENTRO ADMINISTRATIVO DA SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA DELEGADA DE POLÍCIA LÚCIA MARIA STEFANOVICH

2019 SSP/SC. Desenvolvido por DTIC - Divisão de Tecnologia da Informação e Comunicações