Segurança Pública amplia os serviços digitais e traz inovação para o registro de crimes e atendimento ao cidadão

Crédito: Arte sobre foto de Ricardo Wolffenbüttel/Secom

 

 

Ir pessoalmente até uma delegacia, a um posto da Polícia Militar, sair de casa para comunicar a perda de um documento, tirar uma dúvida sobre segurança contra incêndio de um projeto e até mesmo informações sobre como localizar parentes desaparecidos. Tudo, agora, pode ser feito de casa, pelo celular. 

Os serviços virtuais da Segurança Pública não apenas contribuem para evitar aglomerações em espaços públicos, como também, estão facilitando e resguardando a vida de muitos cidadãos. 

Veja alguns exemplos: 

Se você está em situação de perigo e fica muito nervoso para passar todos os dados pessoais e de localização de onde você está, com o aplicativo PMSC Cidadão nada mais disso é preciso. Seu registro fica salvo, e em situação de emergência, apertando apenas um botão a Polícia Militar irá saber quem você é e onde você está, uma ótima opção para deficientes auditivos ou idosos, por exemplo. 

Desde o ano passado, mais de 88 mil pessoas já baixaram o aplicativo e 25.743 ocorrências foram registradas nele. Além disso, 201 cidadãos acionaram o botão do pânico (quando em apenas um clique, a viatura mais próxima da Polícia Militar vai até você). 

68% dos cidadãos não vão mais presencialmente em uma delegacia 

E aquele constrangimento em entrar em uma delegacia de polícia também pode ser evitado para o registro de muitos crimes. Aliás, ir presencialmente já é coisa do passado. 


De março a dezembro de 2020, mais de 330 mil pessoas fizeram seu boletim de ocorrência pela delegacia virtual, o que representa 68% de todos os registros da Polícia Civil. Este ano, até este mês de março, já foram quase 80 mil boletins registrados de maneira virtual. No site da Polícia Civil, há delegacias especializadas também, tudo online! Tem a Delegacia da Mulher e da Proteção Animal. 

WhatsApp para denunciar e se informar 

Há, ainda, canais de denúncia pelo WhatsApp, como o da Polícia Civil - (48) 98844-0011 – e para muitos serviços do Instituto Geral de Perícias (IGP). Para ter acesso ao canal é só entrar no site do IGP (www.igp.sc.gov.br) e clicar no banner onde há todos os telefones disponíveis para perguntas sobre: documentos necessários para a emissão da carteira de identidade; o passo a passo para a liberação de corpos; localizar parentes desaparecidos pelo Programa Conecta; sobre os diferentes tipos de exames periciais, entre outros. 

 Segurança contra incêndio também online 

Para agilizar os procedimentos necessários do serviço de segurança contra incêndio, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) disponibilizou atendimento online. E não apenas para facilitar a vida do cidadão, mas para fomentar o empreendedorismo no estado, desburocratizar e também para tornar os serviços da corporação totalmente digitais.

Além dos canais de atendimento online, a Diretoria de Segurança Contra Incêndio também criou o e-SCI, sistema que atua para a regularização de empreendimentos, com eficiência. Todos esses processos, bem como análises de projetos, emissão de atestados e demais situações que necessitam de análise técnica a um clique, pelo site do CBMSC e canais de comunicação online.  

Anota a lista da Segurança Pública virtual e sinta-se seguro, sem sair de casa: 

Polícia Militar: www.pm.sc.gov.br (para baixar o PMSC Cidadão)
Polícia Civil: www.pc.sc.gov.br (para acessar as delegacias especializadas virtuais)
Instituto Geral de Perícias: www.igp.sc.gov.br (para agendamento de emissão de carteira de identidade ou acessar números do WhatsApp para dúvidas)
Corpo de Bombeiros Militar: www.cbm.sc.gov.br (para serviços de segurança contra incêndio).

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