Policiais civis recebem capacitação para o Programa de Videoconferência PCSC WebConf

 

Agilidade, facilidade, celeridade nos procedimentos, redução do tempo de espera, aumento da qualidade dos depoimentos, comodidade ao cidadão e economia de recursos públicos. Estes são alguns dos pontos vantajosos do Programa de Videoconferência PCSC WebConf da Polícia Civil de Santa Catarina. Lançada oficialmente em setembro, a iniciativa está agora na fase de capacitação dos policiais civis para as atividades práticas nas unidades policiais em todo o Estado.

A plataforma própria de videoconferência da instituição otimiza a comunicação através de transmissões seguras e criptografadas para atividades como reuniões, cursos e depoimentos de forma remota.

Desde o ano passado e neste ano, o programa contou com projetos pilotos em regiões como as de São Miguel do Oeste, Tubarão e Laguna. A ferramenta também já está sendo utilizada pela Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC).

“Depoimento fora do País”

“Já estamos utilizando o sistema e a facilidade tem sido grande. Vai adiantar muito o nosso trabalho”, afirma o Delegado de Polícia Marcus Fraile, da Delegacia de Combate à Corrupção. Fraile conseguiu pelo programa tomar o depoimento de uma pessoa que estava em outro País para um procedimento. O ato foi realizado na presença de um advogado da parte.

Revolução cartorária

Para o Escrivão de Polícia Walker Mendes Cardoso, da Delegacia de Polícia de Gravatal, o sistema WebConf promete revolucionar a forma de produção cartorária da Polícia Civil. “Com essa nova ferramenta foram ampliadas as possibilidades de se fazer oitivas e de forma digital, um sonho para todo o policial que trabalha em cartório, especialmente nesta época de pandemia”, destaca.

Walker relata que as aplicações são inúmeras, seja para oitivas em plantões, onde os policiais, vítimas, suspeitos e testemunhas podem estar em locais diversos, inclusive em comarcas diferentes. “Também é possível oitivas de presos em presídios e nos depoimentos envolvendo cartas precatórias, trazendo maior eficiência e produtividade para a Polícia Civil”, complementa.

 “Resolução rápida”

Em São Miguel do Oeste, o sistema tem sido utilizado há alguns meses em toda a 13ª Delegacia Regional de Polícia, inicialmente para a lavratura de procedimentos flagranciais. A Regional abrange 27 unidades policiais, sendo nove comarcas, o que demandava deslocamentos que ultrapassavam 500 quilômetros num único plantão de 24 horas.

Em decorrência disso, também se reduziu consideravelmente o tempo para início e conclusão dos procedimentos, liberando de forma muito mais rápida as vítimas, testemunhas e policiais. Com o avanço da pandemia e a necessidade de se manterem as atribuições institucionais, a plataforma se tornou aliada na resolução rápida também dos inquéritos policiais.

“A agilidade, a segurança dos dados, a economia de tempo e a celeridade na instrução dos procedimentos, tornou a videoconferência indispensável nas atividades da Polícia Civil”, destaca o Delegado de Polícia Cleverson Luis Muller, da Delegacia de Polícia de Descanso.

Treinamento

Nesta sexta-feira (09) e na quinta-feira (08), turmas de policiais civis da Grande Florianópolis receberam o treinamento no auditório da Secretaria de Segurança Pública, em Florianópolis. Eles começarão a utilizar o programa a partir das próximas semanas em cronogramas que estão sendo implantados pelo Estado.

“Economia de R$ 1 milhão”

Além das vantagens do sistema, há também a economia de recursos públicos a partir da redução de custos com deslocamentos, manutenção de viaturas e diárias para os procedimentos. De acordo com o Gerente de Tecnologia da Informação da Polícia Civil, a estimativa é que foram economizados desde o ano passado R$ 1 milhão com o programa de videoconferência.

Fonte: Polícia Civil de Santa Catarina.

GOVERNO DE SANTA CATARINA
SECRETARIA DE ESTADO DE SEGURANÇA PÚBLICA

CENTRO ADMINISTRATIVO DA SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA DELEGADA DE POLÍCIA LÚCIA MARIA STEFANOVICH

Avenida Governador Ivo Silveira, nº  1521 - Capoeiras  - Florianópolis-SC  - CEP: 88.085-000.

Atendimento ao Público: 13h às 19h.

 Fone: (48) 3665-8100 - Email: direcaogeral@ssp.sc.gov.br

2019 SSP/SC. Desenvolvido por DTI - Divisão de Tecnologia da Informação

Search