PM desmonta oficina ilegal de armas e apreende arsenal de facção

Na tarde de quarta-feira, 20, na cidade de Xaxim, a Polícia Militar em verificação de possível suspeito em posse de armas, acabou fechando uma oficina ilegal de armas de fogo e apreendendo várias armas que estavam em manutenção e outras em aparente perfeito funcionamento. Um homem de 32 anos foi preso e confessou que fazia produção e manutenção das armas no local, inclusive para uma facção criminosa.

Ainda durante a manhã, uma guarnição de Rondas Ostensivas Com Apoio de Motocicletas (Rocam) do 2º Batalhão de Polícia Militar de Fronteira (2ºBPM/Fron) obteve informações que no município de Xaxim, área do batalhão e vizinho de Chapecó, residia um cidadão com mandado de prisão e em posse de armas de fogo.

No início da tarde os policiais deslocaram até o local. Lá, não localizaram o suspeito, mas levantaram informações de que ele estaria no bairro Primavera na cidade de Xaxim e que estaria efetuando a manutenção e guardando armas para uma facção criminosa, fato que ocorria em um barracão de madeira.

 

As guarnições chegaram no local e viram dois suspeitos na porta do barracão.  Ao perceberem a presença policial, eles fugiram, não sendo mais localizados. Em revista no local foram localizados oito armas de fogo longas, duas armas de fogo curtas, sendo uma arma calibre 22 e uma arma calibre 38; três armas longas de pressão; duas armas curtas de pressão; 20 munições de calibre 22; 14 munições de calibre 38; 35 munições de calibre.357; uma munição de calibre 20; quatro munições de calibre 12; materiais para recarga como pólvora e espoletas; várias peças para conserto e manutenção de armamento e diversos cartuchos de calibre 36. As armas de pressão também foram apreendidas porque é comum estarem adaptadas para atirar calibre 22.

 

Enquanto os policiais estavam no barracão, as guarnições conseguiram descobrir a localização da residência do proprietário do local e foram até ela. Na residência foi abordado um homem de cidadania paraguaia, que assumiu a propriedade dos objetos e ainda confessou que possuía em sua residência um rifle da calibre 38/357 com silenciador e um revólver calibre 32, entregando as armas aos policiais. Ao ser questionado o autor disse que aprendeu a consertar e a fabricar armas enquanto morou no Paraguai.

 

Diante dos fatos, o homem de 32 anos foi preso e juntamente com todos os materiais apreendidos, foi encaminhado à delegacia de Xaxim para as providências cabíveis. Além de outras guarnições de Chapecó, dentre elas o Canil, uma guarnição de Xaxim também auxiliou na ocorrência.

 

Fonte: Polícia Militar do Estado de Santa Catarina

GOVERNO DE SANTA CATARINA
SECRETARIA DE ESTADO DE SEGURANÇA PÚBLICA

CENTRO ADMINISTRATIVO DA SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA DELEGADA DE POLÍCIA LÚCIA MARIA STEFANOVICH

Avenida Governador Ivo Silveira, nº  1521 - Capoeiras  - Florianópolis-SC  - CEP: 88.085-000.

Atendimento ao Público: 13h às 19h.

 Fone: (48) 3665-8100 - Email: direcaogeral@ssp.sc.gov.br

2019 SSP/SC. Desenvolvido por DTI - Divisão de Tecnologia da Informação

Search