A- A A+

DIRETORIA DE TECNOLOGIA
DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÕES

Você conhece o RaspberryPi? Não!? Deixe-me apresentá-lo.

Você conhece o RaspberryPi? Não!? Deixe-me apresentá-lo.


O RaspberryPi (raspberry do inglês significa framboesa) é um computador de baixo custo, cerca de 25 a 30 dólares, desenvolvido pela fundação Raspberry do Reino Unido.

O RasperryPi foi criado no Reino Unido pela universidade de Cambridge com o objetivo inicial de atrair estudantes e entusiastas de tecnologia para aprender programação básica. O minicomputador alcançou o sucesso e superou tal objetivo, tornando-se objeto de interesse nas mais diversas áreas da tecnologia.

IMG1

Esse sucesso não se deu somente pelo baixo custo tecnológico, mas também pelo fato que seu projeto e códigos fonte são disponibilizados pela fundação ao público geral. Essa facilidade de acesso à informação permitiu que desenvolvedores utilizassem o minicomputador como plataforma inicial e criassem projetos variados, tornando o RaspberryPI uma iniciativa de sucesso.

Desde a sua primeira versão no mercado, em 2012, surgiram vários módulos e periféricos que podem ser utilizados com o RaspPi, como telas LCD, câmeras digitais, sensores dos mais variados tipos, entre muitos outros acessórios.

IMG2

Essa fácil integração permite criações até onde a criatividade e conhecimento permitem, como: alarmes residenciais, sistemas de leitores de cartões magnéticos, controlador de painéis de anúncio e de drones, emuladores de jogos, impressoras, câmeras digitais, etc.


GOVERNO DE SANTA CATARINA

SECRETARIA DE ESTADO DE SEGURANÇA PÚBLICA

40px


Avenida Governador Ivo Silveira, nº  1521 - Bloco C -  1º Andar - Bairro • Capoeiras  - Florianópolis-SC  - CEP: 88.085-000. • Tel. (48) 3665-8190