Projeto Vivendo com Música – Lages/SC

Projeto: Vivendo com Música – Lages/SC

Ano de implantação: 2018

Desenvolvedor: Núcleo de Serviço Social da PM em Lages/SC - SESOPLAN

DESCRIÇÃO DA REALIDADE (Diagnóstico)

Na cidade de Lages, alguns de nossos jovens e crianças têm buscado refúgio nas ruas e na ociosidade. Onde, em contato direto com todos os tipos de violência, seja por meio do consumo de entorpecentes, de álcool, da exploração sexual as levam a práticas infracionais diversas. Isto distancia este público também da escola, o que reflete em seu comportamento e no convívio com sua família e comunidade. Observando essa situação, a SESOPLAN com o apoio do 6º Batalhão de Polícia Militar, desenvolve projetos em um trabalho de prevenção primária, ou seja, implementação de medidas indiretas de prevenção consistentes, para evitar o contato deste público com estímulos não adequados que levem à prática delituosa. Trabalhando com características positivas como o poder de liderança, habilidades artísticas e motoras através de oficinas socioeducativas a SESOPLAN contribui para melhores resultados de crescimento pessoal destas crianças e adolescentes impactando também positivamente na sociedade de Lages

OBJETIVO GERAL

Ampliar a atuação da SESOPLAN em conjunto com a Polícia Militar com o desenvolvimento de projetos de prevenção primária. Implementando oficinas socioeducativas, oficinas de música, oficinas de prevenção em saúde que contribuam para a promoção, garantia, defesa, atendimento de crianças e adolescentes na cidade de Lages/SC.  Com o Vivendo com Música (VCM) visa-se ampliar a atuação da Polícia Militar junto à criança e ao adolescente, por intermédio da arte musical e pelo viés da disciplina e do enriquecimento intelectual, com vistas a influenciar na autoestima dos participantes. No desenvolvimento de atividades das oficinas de conhecimento da teoria musical, prática instrumental, ordem unida, disciplina, Proerd, tudo com o objetivo da para a melhoria do comportamento individual e o reflexo nas comunidades de Lages através do exemplo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Proporcionar aos alunos aprendizado de música, noções de ordem unida e comportamento, aumentando sua autoestima através de sua valorização perante a comunidade. Valorização que se dará pelas apresentações públicas previstas.

Oficinas do Vivendo com Música (VCM) de música e conteúdo de prevenção e segurança, destinado para 30 jovens e adolescentes de bairros da cidade. Encontros semanais de 2 horas de aprendizado com a orientação de professor de música com o apoio de voluntários e parceiros.

METODOLOGIA

Serão realizadas oficinas socioeducativas, oficinas de música, oficinas de prevenção em saúde. Estas que contribuem para a promoção, garantia, defesa, atendimento de crianças e adolescentes.

No Vivendo com Música (VCM) serão ministradas aulas semanais de: teoria musical, solfejo, ritmo, divisão musical, dinâmica, ordem unida e prática instrumental. Com ênfase de repertório e formação de Bandas Musicais. Também serão oferecidos transporte, alimentação e uniforme para os integrantes. Dentro do possível serão realizadas apresentações para a comunidade como o resultado esperado e devolutiva.

São desenvolvidas atividades durante todo o ano trazendo o conhecimento da Teoria Musical até a prática instrumental, além de trabalhar a auto-estima e a valorização, com aulas semanais no 6º Batalhão de Polícia Militar de Lages/SC.

A SESOPLAN tem o apoio institucional e técnico da Orquestra Sinfônica de Lages, Encarte Cultural, Secretaria Estadual de Educação, Secretaria Municipal de Educação, Escolas Estaduais e Municipais, Conselho Tutelar, Promotoria da Infância e Juventude, CRAS, CREAS, Secretaria Municipal de Apoio a Mulher, Diretran.

RESULTADOS/IMPACTOS ESPERADOS

Estabelecer rotina regular de interação com a comunidade, por intermédio das crianças e adolescentes envolvidos, inserindo a música no cotidiano do público-alvo e de suas famílias, principalmente nas apresentações programadas; Despertar o senso de disciplina e as possibilidades de contribuição do indivíduo com a sociedade, tendo como ferramenta de mensuração a efetivação das apresentações cívicas e a qualidade musical decorrente do aprendizado proposto; Caracterizar a melhoria do comportamento individual e o fortalecimento da autoestima dos alunos envolvidos, mediante a realização de entrevista com os familiares e diretores que indicaram os alunos. Ter 30 participantes ativos na Banda do Vivendo com Música. Realizar 6 apresentações para a comunidade.

APOIADORES