Projeto Cartilhas Brusque

Projeto Cartilhas - Conseg Centro Brusque

Constatando a baixa participação da comunidade na identificação e na resolução dos problemas de segurança pública na comunidade, bem como o desconhecimento sobre a competência, missão e atuação dos diversos órgãos de segurança, além da ignorância sobre alguns procedimentos que podem ser adotados individualmente para evitar a ocorrência de delitos contra si ou contra seu patrimônio, o CONSEG nº 256 Centro, de Brusque, no ano de 2014, iniciou o projeto “Cartilhas”, que consiste na confecção, divulgação e distribuição da “Cartilha do Conseg”, que atualmente está na 5ª Edição. A “Cartilha do Conseg” é um documento redigido de forma simples e divertida, com estórias, contos em quadrinho e brincadeiras que visam informar e orientar os cidadãos, em especial àqueles em formação escolar (crianças e jovens do Ensino Fundamental), sobre assuntos relacionados à segurança pública, drogas, trânsito e violência em geral, bem como sobre a atuação do Conseg nos projetos de melhorias da segurança pública na comunidade.

A cartilha é confeccionada pelo Conseg Centro de Brusque, com a participação ativa da Polícia Militar e apoio dos demais membros natos do Conseg, Polícia Civil, Bombeiros Militar, Exército brasileiro, além da Secretaria Municipal de Educação e da Secretaria Regional de Educação.

Com esta iniciativa, o projeto visa aproximar a realidade dos órgãos de segurança pública dos cidadãos da comunidade, incutir uma mentalidade de participação popular nas tomadas de decisão a respeito da segurança pública, divulgar a atuação e competência dos órgãos de segurança pública, bem como as medidas tomadas, em especial pela Polícia Militar, para a melhoria da segurança da comunidade e propagação de métodos e maneiras de se evitar a exposição à situações de risco de maneira geral.

As cartilhas são distribuídas nas escolas aos alunos do 1º ao 9º ano, sendo que do 1º ao 5º ano ocorre um concurso de desenho, e do 6º ao 9º ano um concurso de redação. Os melhores desenhos e as melhores redações são premiados. Em 2018 foram distribuídos mais de 200 prêmios, entre eles 50 entradas para o cinema, 80 vale livros de 30 reais cada, 50 bicicletas, 50 tablets e 100 passeios de helicóptero. São premiados além dos alunos, a escola e os professores.

Além disso, foi feito um pequeno filme que é transmitido nas salas de cinema de Brusque, divulgando a atuação do Conseg e como todos podem fazer para auxiliar na resolução dos problemas de segurança pública da comunidade.

Em 2018 serão distribuídas 10 mil cartilhas em 16 escolas municipais, estaduais e privadas, além do Tiro de Guerra. Assim serão 30 mil pessoas atingidas diretamente com o tema, ou seja, praticamente um terço da população de Brusque.

Os resultados podem ser percebidos com os jovens que participaram das atividades demonstrando um maior conhecimento sobre a participação popular na segurança pública, bem como um maior conhecimento sobre os problemas de segurança e como evitá-los.

Os custos para a confecção das cartilhas, realização e divulgação do filme e premiação dos concursos são bancados através de parcerias com a comunidade, principalmente por parte dos empresários que doam recursos para a realização das atividades.

A comunidade recebeu muito bem a implantação da Cartilha do Conseg, repercutindo de maneira muito positiva a atuação do Conseg e dos órgãos de segurança na preocupação quanto ao ensinamento e direcionamento das atividades da comunidade, buscando a inserção popular nos conselhos de segurança pública e a realização individual de medidas que evitem a exposição ao crime e demais problemas de ordem pública.