Projeto Aluno no Trânsito

PROJETO ALUNO NO TRÂNSITO – PONTE SERRADA/SC

O Projeto Aluno no Trânsito foi idealizado e concebido no ano de 2017 pelo Sargento PM Moacir Antônio Acunha, juntamente com demais integrantes da Polícia Militar de Ponte Serrada, com a finalidade de proporcionar mais educação no trânsito na região, moldando o comportamento do cidadão enquanto usuário das vias públicas na condição de pedestre, condutor ou passageiro, e ainda a aproximação da comunidade escolar com a Polícia Militar. Contou ainda com a parceria de outras instituições, como o Ministério Público, Poder Judiciário, além de escolas estaduais e municipais.

Este projeto contempla aproximadamente 2.000 (duas mil) crianças (alunos) residentes nos municípios da Comarca de Ponte Serrada, na faixa etária de 04 (quatro) a 12 (doze) anos, estudantes das escolas municipais e estaduais dos seguintes municípios:

Ponte Serrada: 1.210 alunos

Passos Maia: 454 alunos

Vargeão: 344 alunos

Total: 2.008 alunos

Entre os objetivos, estão:

• Possibilitar ao público alvo conhecer as formas, cores e os significados das placas mais utilizadas no trânsito, do semáforo, da faixa de pedestres e demais componentes das vias públicas;
  • Proporcionar que conheçam locais de risco para brincadeiras;
  • Propiciar visitação no Quartel da Policia Militar de Ponte Serrada, na sala de aula e pista de trânsito na área com pavimentação asfáltica, com instruções teóricas e práticas que proporcionem novas aprendizagens;
  • Promover orientações ao público alvo, quanto à condução às crianças nos diversos meios de locomoção/transporte escolar, assim como identificá-los;
  • Orientá-los quanto à trafegabilidade nas vias públicas na condição de pedestre;
  • Demonstrar atitude solidária frente a situações ocorridas no trânsito, no que tange habilidades importantes à segurança do pedestre e do próprio passageiro.

Durante as aulas, as crianças aprendem sobre educação no trânsito por meio de vídeos, aulas práticas e informações repassadas pelos instrutores militares que atuam de forma voluntária e em seu horário de folga.

CLIQUE AQUI E CONHEÇA O PROJETO ALUNO NO TRÂNSITO