Projeto Sou Estudante, Sou Cidadão – Camboriú/SC

O projeto Sou Estudante, Sou Cidadão foi idealizado e implementado durante o ano de 2018 pelo Capitão PM Tiago Teixeira Ghilardi, Comandante da 1ª Companhia do 12º Batalhão de Polícia Militar, com sede em Camboriú/SC, com o objetivo de mudar o referencial das crianças estudantes de um colégio municipal de Camboriú/SC. O local de implantação do projeto foi selecionado conforme os índices de criminalidade no entorno do colégio, dos fatores de riscos sociais, das ocorrências policiais e pedagógicas, além da evasão escolar.

Objetivos:

• Apresentar aos estudantes os símbolos nacionais e fazer com que eles os identifiquem e conheçam sua história;
  • Mudar o referencial negativo que o meio social possa lhes apresentar, focando nos bons exemplos e premiando os estudantes por suas ações comportamentais objetivas;
  • Fazer com que os valores repassados durante o projeto possam refletir nos lares e provocar mudança na dinâmica familiar;
  • Criar nos estudantes e comunidade um espírito de identidade com o CAIC, gerando neles um sentimento de pertencimento e responsabilidade com as instalações, valores e pessoas ali representadas;
  • Resgatar a figura do professor como mestre e condutor de ações pedagógicas efetivas que facilitem o aspecto comportamental e educacional das crianças;
  • Aumentar a autoestima dos estudantes, profissionais e comunidade do entorno do CAIC.

O projeto buscou implementar ações que possibilitassem aos estudantes desenvolver noções de civismo e cidadania, estimulando o respeito ao professor, aprimoramento do aspecto comportamental, melhora da autoestima, a identificação com o local de estudo e consequente zelo ao patrimônio municipal. CLIQUE AQUI PARA CONHECER O PROJETO NA ÍNTEGRA!

Além da Polícia Militar de Santa Catarina, o projeto contou com a parceria da Prefeitura Municipal de Camboriú, Colégio Municipal CAIC, Ministério Público, Tribunal de Justiça, Exército, Conselho Tutelar, Ordem dos Advogados do Brasil, entre outros. O projeto teve início em julho de 2018 e atualmente encontra-se em andamento.