IARA

O que é IARA?

IARA é uma proposta de solução de problemas baseada no POP ou Policiamento Orientado para o Problema. O POP tem como característica principal a prevenção de crimes ou delitos. O método IARA contém quatro propostas de ações a serem seguidas de um conflito, que são: identificar, analisar, responder e avaliar.

Resumidamente, as fases do método IARA são:

Identificação

Buscar o problema. A verificação policial se há uma repetição do evento e se as ocorrências são semelhantes quanto ao comportamento, à localização, às pessoas, ao tempo e aos eventos. É realmente um problema de crime, medo ou desordem? É grande o suficiente para que você possa realmente fazer algo ou pode ser dividido em partes? Trata-se de uma prioridade para a comunidade?

Respondidas essas perguntas, é o momento de seguir uma segunda fase do método IARA, uma análise.

Análise

Uma segunda fase do método IARA se propõe a analisar as causas e as consequências. Para responder a essas perguntas, o Triângulo para Análise de Problema (TAP) auxilia os policiais a adquirir mais informações, bem como prevenir e controlar o crime. Esse triângulo é composto de três elementos: ambiente, vítima e cidadão infrator. Para que um crime ocorra é necessário que esses três elementos selecionados juntos. Minimizar a sua repetição pode impedir e prevenir crimes futuros.

Resposta

A terceira fase é essencialmente buscar a maneira mais adequada de resolver o problema com resultados satisfatórios para ambos os participantes. É importante defi nir quais serão os meios utilizados, como, por exemplo, prender ou aplicar uma pena alternativa. Em alguns casos é preciso encaminhar a questão para outra autoridade não policial.

Avaliação

A quarta fase é Avaliar o trabalho da polícia é verifi car se as medidas colocadas em prática alcançaram sucesso. Caso não tenham sido efetivas, as informações reunidas durante a etapa de análise devem ser revistas. Para realizar a avaliação há um roteiro de medidas utilizado pela polícia que facilita e direciona o processo. Esse roteiro inclui: número de prisões, nível de crime, redução de taxas, nível de crime relatado e queixa dos cidadãos, entre outros.

Search