Article Category List

Projeto Segurança na melhor idade

Projeto Segurança na Melhor Idade - São Miguel do Oeste/SC

 

O programa consiste na realização de palestras para os "Grupos da melhor idade" e distribuição de material educativo em locais de circulação e frequência de idosos. As palestras ocorrem semanalmente aproveitando o calendário de reuniões dos próprios grupos da melhor idade. Reduzir a vulnerabilidade dos idosos no que se refere as possibilidades de se tornarem vítimas de crime e de violência é o principal objetivo da ação.

Problema:

Na região é comum a ação de estelionatários que buscam os idosos, geralmente aposentados, para a prática de golpes visando obter vantagem financeira. O golpe do bilhete premiado, falso sequestro, falso acidente de trânsito, além dos golpes mais institucionalizados, como os empréstimos consignados, seguros e planos de saúde duvidosos e, por fim, os atos envolvendo os familiares e conhecidos como retenção de benefícios, maus tratos e violência física e moral, costumavam atingir muitos idosos que eram induzidos a ceder às investidas dos golpistas, causando prejuízos financeiros e psicológicos muitas vezes.

Causas:

A atuação específica e pontual, levando soluções criativas para a resolução de problemas, requer que se conheça e que sejam definidas ações apropriadas considerando características relativas ao ambiente, ao potencial infrator e a potencial vítima. O ambiente pode ser fortalecido com ações que alcancem diversos públicos, no entanto, algumas possíveis vítimas, as quais se caracterizam como os principais clientes nessas ações, as vezes encontram-se em maior vulnerabilidade do que outros. As pesquisas sobre o assunto são escassas, no entanto a discussão é antiga. A pesquisa, intitulada “Dossiê da pessoa idosa 2011”, revela, com base em registros da Polícia Civil do Rio de Janeiro, que a ocorrência de crimes contra os idosos cresceu 91,2% entre 2002 e 2010. Número bastante expressivo se for levado em conta que, de acordo com o IBGE, o aumento da população com mais de 60 anos foi de 35% entre 2000 e 2010. Em Portugal, por exemplo, o assunto também é discutido com características de preocupação, pois estudos revelam também um aumento, naquele país, das ocorrências de crimes contra idosos. Segundo a Associação Portuguesa de Apoio a Vítima (APAV), as idosas são mais suscetíveis ao crime do que os idosos, dado que revela que o gênero influencia sobremaneira na vitimologia envolvendo idosos. Trazendo a situação para a realidade local, pode-se constatar por meio dos sistemas de gerenciamento de ocorrências da Polícia Militar, que dez por cento (10%) dos envolvidos em ocorrências policiais estão situados na faixa etária acima dos 60 (sessenta) anos. Se os dados forem específicos tratando apenas os idosos como vítimas, verifica-se que os mesmos 10% (dez por cento) encontram-se nessa situação. Considerando que a população local acima de 60 anos é também de 10%, segundo dados do IBGE, pode-se definir como apropriada a intervenção da PM no sentido de diminuir a vulnerabilidade dos clientes com perfil etário definido como “idoso” e justifica-se a implantação do serviço. Ademais, sabe-se que muitas vezes as vítimas, no caso dos idosos enganados por estelionatários, não registram as ocorrências por vergonha, pelo fato de terem sido enganados, logo, acredita-se que o problema é ainda maior do que aquilo que os registros apontam. Idosos que entregam suas economias a golpistas, que comprometem sua ínfima renda com empréstimos consignados, que adquirem seguros e planos de saúde duvidosos ou ainda que são mal tratados por aqueles que deveriam cuidá-los. Foi com essa preocupação que se pensou em desenvolver um trabalho específico, visando alcançar justamente esse público tão vulnerável.

Atividades:

Realização de reunião com a Secretaria Municipal de Assistência Social; Cadastramento dos grupos de idosos existentes no município; Agendamento de reuniões com os grupos de idosos Elaboração de material educativo (folder, cartazes, etc) a ser distribuído e afixado no local das reuniões e outros locais de circulação de idosos; Divulgação do lançamento do projeto na imprensa local, regional e institucional; Realização de reuniões com os grupos de idosos em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social; Divulgação do trabalho na imprensa local, regional e institucional

Projeto

Entidades:

Secretaria Municipal de Assistência Social Grupos da melhor idade

Resultados:

O principal resultado foi a redução em 29% no número de idosos cadastrados como vítimas em ocorrências policiais. Em contrapartida, houve um aumento significativo no registro de ocorrências de tentativa de estelionato, justamente por ter havido um aumento no número de pessoas, especialmente idosos, que perceberam a intenção dos golpistas e avisaram a PM. Além disso, a aproximação da PM com a comunidade propiciou um aumento na credibilidade nos serviços da Polícia Militar.

Folder

Saiba mais:

http://www.saomiguel.sc.gov.br/noticias/2154/seguranca-na-melhor-idade-projeto-conta-com-apoio-do-municipio

http://www.saomiguel.sc.gov.br/noticias/2745/idosos-participam-de-palestras-sobre-seguranca-na-melhor-idade

http://www.folhadooeste.com.br/folha-do-oeste-tv/iniciativa-busca-garantir-mais-seguran%C3%A7a-aos-idosos-1.1922821

http://www.robertolorenzon.com.br/noticia/sa-o-miguel-do-oeste-projeto-segurana-a-na-melhor-idade-orienta-idosos/62467

http://www.hashtagnoticias.com.br/noticia/2016/07/projeto-seguranca-na-melhor-idade-realiza-palestras-em-sao-miguel-do-oeste/

http://nossaradio.net.br/saocarlos/noticia_ler.php?id=39665&cidade=saocarlos/

http://www.progresso.am.br/noticia/86190/acoes-da-policia-militar-reduzem-criminalidade-em-sao-miguel-do-oeste-sc

http://www.pm.sc.gov.br/noticias/projeto-seguranca-na-melhor-idade-realiza-palestras-em-sao-miguel-do-oeste.html

https://www.youtube.com/watch?v=vl9-XODDa-U

 

Search