O Secretário


Secretário: Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior 

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Fone: (48) 3665-8185 / 3665-8186

 

    O Coronel Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior é oficial da Polícia Militar de Santa Catarina formado em 1987.
    Atuou em Joinville, onde comandou o Pelotão de Polícia de Choque e criou o Pelotão de Paramédicos; e no Comando do Corpo de Bombeiros em Florianópolis, onde coordenou programas na área de atendimento pré-hospitalar, resgate veicular e combate a incêndio,
    Também atuou na Defesa Civil Estadual, onde foi gerente de resposta a desastres e no Estado-Maior Geral, órgão colegiado de assessoria ao Comando Geral da PMSC  onde foi auxiliar da terceira seção: doutrina e operações policiais.
    Desempenhou também missões do Governo Federal no Rio de Janeiro e Pará (missões do Ministério da Justiça) e na Serra Fluminense (missões do Ministério da Integração Nacional).
    Com formação na área de desastres, emergências e segurança pública em diversos países como EUA, Colômbia, Argentina e Chile,  participou da Comitiva Brasileira que definiu a Estratégia Internacional de Redução de Desastres (Marco de Hyogo) no Fórum Mundial da ONU no Japão e atua como pesquisador no Centro Universitário de Estudos Sobre Desastres, da UFSC, onde produziu diversos materiais de referência para a gestão de desastres utilizados em nível nacional.
    Comandou o 4ª Batalhão de Policia Militar de Santa Catarina, responsável pelas porções centro, sul e leste da Ilha de Santa Catarina entre 2011 a 2016. Neste período esteve à frente de inúmeras situações decisivas para a cidade de Florianópolis incluindo a mediação de greves e paralizações do sistema de transporte, manifestações sociais em larga escala como a jornada de junho de 2013 e ondas de atentados por facções criminosas. À frente de sua unidade promoveu a aproximação entre a Polícia Militar e a comunidade de Florianópolis, seja por meio de associações e entidades, do policiamento comunitário e de proximidade, das operações em comunidades violentas, seja pelo contato corpo-a-corpo com o cidadão.
    No posto de Coronel PM, permaneceu por um ano e dois meses no comando da 11ª Região Policial Militar, responsável pelos 12 municípios da Grande Florianópolis (com exceção da Capital do Estado). 
    Em 28/04/2017 assumiu o Subcomando-Geral da Polícia Militar de Santa Catarina e em 22/02/2018 ao cargo de Comandante-Geral da Corporação. Apresentando um perfil operacional e técnico, o coronel completa 31 anos de serviço neste ano de 2018, com vasto conhecimento e entusiasmado com os novos desafios.

 

 

 

 

GOVERNO DE SANTA CATARINA
SECRETARIA DE ESTADO DE SEGURANÇA PÚBLICA

Avenida Governador Ivo Silveira, nº  1521
Capoeiras  - Florianópolis-SC  - CEP: 88.085-000.

Atendimento ao Público: 13h às 19h.

 Fone: (48) 3665-8100 - Email: gabinetesecretario@ssp.sc.gov.br

2018 SSP/SC. Desenvolvido por DTIC - Divisão de Tecnologia da Informação e Comunicações.

Search