Segurança Pública SC

A Comissão do Sistema Prisional, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública do Conselho Nacional do Ministério Público (CSP/CNMP), presidida pelo conselheiro Dermeval Farias, esteve reunida nessa quarta-feira, 21 de novembro, com o governador de Santa Catarina, Eduardo Pinho Moreira, em Florianópolis (SC). A visita institucional faz parte dos trabalhos realizados nesta semana, em Santa Catarina, visando a conhecer os sistemas de segurança e penitenciário da região, com a missão de dialogar e entender o que está sendo feito para melhorar a segurança pública no estado. Além de Dermeval Farias, estiveram presentes no encontro os conselheiros  Fábio Stica e Marcelo Weitzel.

Na ocasião, o governador Eduardo Pinho Moreira comentou as ações realizadas com foco na segurança pública. Ao explicar as atividades desenvolvidas pela comitiva do CNMP, o conselheiro Dermeval Farias ressaltou:  “Disso tudo nós fazemos relatórios, levamos a Brasília e articulamos junto com outros órgãos federais, fomentamos discussões e atuação do ponto de vista nacional, replicando boas iniciativas nessas áreas. O desafio é grande em todo o país, mas o que nós vimos aqui, é um estado bem à frente em articulação e inteligência para enfrentar problemas como a criminalidade”.

O modelo catarinense de enfrentamento à criminalidade com a integração das forças de segurança e o trabalho socioeducativo desenvolvido no sistema prisional foi reconhecido como um exemplo a ser difundido pelo Brasil. “O Governo definiu prioridades e a segurança foi uma delas. Conseguimos motivar nossos efetivos com ações que geraram um impacto positivo na sociedade praticamente sem custos. Reduzimos os índices de violência e desenvolvemos um trabalho diferenciado nas unidades prisionais com a oferta de trabalho e educação”, explicou Eduardo Pinho Moreira.

As visitas a campo da CSP/CNMP buscam conhecer não só a atuação das polícias e do MP, mas também o modelo de administração prisional. Integravam a comitiva da comissão a membro auxiliar da CSP/CNMP, Vanessa Cavallazzi; o membro colaborador Douglas Cavalheiro; a assessora-chefe, Thays Rabelo da Costa; e a assessora Bruna Larissa Monteiro.

Secretário apresenta balanço de ações ao CNMP

CSP em SC

Ainda na quarta-feira, 21 de novembro, o secretário da Segurança Pública de Santa Catarina, Alceu de Oliveira Pinto Júnior, apresentou aos integrantes do CNMP e ao sub-procurador-geral do Ministério Público do Estado de Santa Catarina, Fábio de Souza Trajano, a redução dos indicadores de violência no Estados, obtidos a partir do início deste ano.

“A realidade encontrada em Santa Catarina é muito diferente de alguns estados, assim como o emprego de tecnologia e o combate a facções", salientou o conselheiro Dermeval Farias. Os resultados foram obtidos, de acordo o secretário, em decorrência de uma nova sistemática de trabalho adotada em fevereiro deste ano. Numa análise de cenário feita em conjunto com os comandos das polícias Civil e Militar, foram fixados como focos os investimentos em inovação, inteligência e tecnologia com ações de curto, médio e longo prazos. Além de sufocamento das organizações criminosas, apreensão de drogas e armas e demonstração de força e controle.

 Para a área de inovação, foram definidas como prioridades a estadualização das forças de segurança, o redirecionamento de recursos, valorização e motivação do pessoal, aproximação dos comandos e a montagem do Plano Estadual de Segurança Pública – 2018/2028. Na de inteligência, centralização do gerenciamento de informações, fortalecimento e reaparelhamento das agências, compartilhamento e capilaridade bidimensional de informações e a valorização da comunidade de inteligência.

No setor de tecnologia, a ênfase foi para integração das imagens privadas de videomonitoramento, programas de informação e análise, integração de bancos de dados, uso de câmeras individuais, gerenciamento de drones, sistema de oitiva flagrancial em áudio e vídeo e inquérito eletrônico, entre outros pontos.Também participaram do encontro o secretário-adjunto de Segurança Pública, Aldo Pinheiro D’Ávila, e os diretores Antonio Alexandre Kale (Informação e Inteligência), José Luiz Gonçalves da Silveira (Capacitação), Rogério Martins (Integração), Vanessa de Oliveira (Segurança Cidadã) e Eduardo Antonio Gomes da Rocha (Tecnologia da Informação).

Com informações e foto da Secretaria de Estado de Comunicação do Governo do Estado de Santa Catarina.

Assessoria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial

GOVERNO DE SANTA CATARINA
SECRETARIA DE ESTADO DE SEGURANÇA PÚBLICA

Avenida Governador Ivo Silveira, nº  1521
Capoeiras  - Florianópolis-SC  - CEP: 88.085-000.

Atendimento ao Público: 13h às 19h.

 Fone: (48) 3665-8100 - Email: gabinetesecretario@ssp.sc.gov.br

2018 SSP/SC. Desenvolvido por DTIC - Divisão de Tecnologia da Informação e Comunicações.

Search