Forças de segurança pública de Santa Catarina e outros 10 estados brasileiros, além das polícias Federal, Rodoviária Federal, da Argentina e do Uruguai e Receita Federal e Estadual, Cidasc, secretarias da Justiça e Cidadania e Defesa Civil, além do IMA, realizarão as ações operacionais da Operação Esforço Integrado na Fronteira em território catarinense, dias 28 e 29. O trabalho conjunto tem como objetivo implementar ações de controle da criminalidade e da violência, com foco no tráfico de drogas, contrabando de armas, homicídios, furtos, roubo e receptação de veículos, principalmente.

Toda a operação é coordenada pelo Centro de Comando Nacional da Secretaria Nacional de Segurança Pública. Em SC, seu planejamento iniciou faz cerca de 30 dias pelas diretorias de Integração e a de Informação e Inteligência da Secretaria da Segurança Pública. Semana passada foram realizados os trabalhos da área de Inteligência.

“É exatamente este modelo usado em Santa Catarina em operações conjuntas com Rio Grande do Sul e Paraná que agora passará a ser utilizado pelos demais estados através do Sistema Único de Segurança Pública (Susp)”, informou o secretário da Segurança Pública, Alceu de Oliveira Pinto Júnior. O Susp tem como órgão central o Ministério da Segurança Pública e é integrado pelas polícias Federal, Rodoviária Federal, Civil, Militar, Corpo de Bombeiros Militar, agentes penitenciários e guardas municipais, de acordo com lei federal sancionada no início deste mês.

Uma das medidas previstas na lei para promover ações com uso de sistema integrado de informações e dados eletrônicos. Embora apenas 10 municípios catarinenses tenham fronteiras com a Argentina, o Núcleo Estadual de Integração da Faixa de Fronteira de SC, criado em 2013 pelo Governo do Estado, considera 82 cidades, numa área de 21 mil quilômetros quadrados ocupados por 13% da população do Estado, cerca de 18 mil pessoas, e com um PIB superior a R$ 17 bilhões.

2018 SSP/SC. Desenvolvido por DTIC - Divisão de Tecnologia da Informação e Comunicações.