Florianópolis (2.03.2018) - Pelo segundo mês consecutivo Santa Catarina registrou redução nos números de homicídios dolosos e crimes contra o patrimônio – roubo e furto. Florianópolis e Joinville são os municípios com a maior redução de assassinatos no Estado. As duas cidades também apresentaram queda em outros indicadores criminais como latrocínios, roubos e furtos.  No comparativo com janeiro e fevereiro de 2017 a Capital teve redução de 24,2%, e Joinville ficou em 26,9%. (veja quadros abaixo).  No Estado, nesses dois primeiros meses, a redução foi de 17%.

Latrocínio, roubo e furto também seguem a mesma tendência, expressando, em fevereiro de 2018, queda de 83,3%, 37,8% e 24,9%, respectivamente. No acumulado dos dois primeiros meses de 2018, tais crimes têm queda de 79,6%, 33,7% e 22,7%, respectivamente.

O perfil de vítima e autor não teve alteração. A estatísticas mostram que 70,0% das vítimas e 75% dos autores possuíam antecedentes policiais. Em 51,9% das ocorrências o principal meio empregado foi a arma de fogo. Nos dois primeiros meses de 2018 houve registro de homicídio em 58 cidades ao passo que em 237 não registrou nenhum assassinato.

Termômetro da criminalidade Estadual

Florianópolis e Joinville concentram, em média, cerca de 20% dos homicídios ocorridos no Estado. Por participar dessa considerável fatia, o aumento ou a diminuição dos homicídios nesses municípios acabam refletindo diretamente nos índices estaduais.

Tomando por base o ano de 2017, quando o Estado registrou 987 vítimas de homicídio, 93 a mais que em 2016. Florianópolis e Joinville tiveram o incremento de 76 casos do referido crime, representando 81,7% do aumento estadual.

Analisando a série temporal desde 2008, a Gerência de Estatística e Análise Criminal da Secretaria de estado da Segurança Pública (SSP) observou uma correlação muito forte entre a variação dos índices desses municípios com a variação dos índices estaduais. Isso quer dizer que, normalmente, quando há aumento dos homicídios nestes dois municípios, também há no Estado; quando os homicídios diminuem em Florianópolis e Joinville, também costumam diminuir no Estado.

Para o secretário da Segurança Pública, advogado Alceu de Oliveira Pinto Júnior, que assumiu a pasta em 20 de fevereiro imprimindo um novo ritmo de trabalho, a tendência é que os indicadores de criminalidade tenham queda com  a intensificação do trabalho de polícia ostensiva e de investigação. O secretário também credita as ações integradas para reverter o quadro da criminalidade.

CENTRO ADMINISTRATIVO DA SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA DELEGADA DE POLÍCIA LÚCIA MARIA STEFANOVICH