(14.01.2020) A Polícia Militar do Estado de Santa Catarina recebeu nesta terça (14) da Secretaria Nacional de Segurança Pública- SENASP, um robô para atuar como ferramenta do esquadrão Antibombas. A doação foi oficializada com as presenças da governadora Interina do Estado Daniela Reinehr, o Secretário Nacional de Segurança Pública em Exercício, Cel Freibergue Rubem do Nascimento, o coronel PM Antônio Aginaldo de Oliveira, comandante da Força Nacional, o presidente do Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia oficial, Delegado Geral Paulo Norberto Koerich, o Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Carlos Alberto Araújo Gomes Júnior, o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros do Estado, Coronel Charles Vieira e o perito Júlio Fernandes, representando o Perito Geral do IGPSC Giovani Eduardo Adriano, além da Diretora Geral da Secretaria da Segurança pública, delegada Luciana da Silva Pinto Maciel e do Deputado Federal Coronel Armando.

 

 

O robô havia sido cedido para a PM em caráter provisório, mas com a reivindicação direta do Governo do Estado e considerando o destacado desempenho dos policiais do Esquadrão Antibomba, a Senasp resolveu fazer a doação. O custo total do equipamento foi de R$ 1 milhão. Seis homens da PM Catarinense passaram por um treinamento de dois meses e meio para operar esta nova ferramenta. A partir de agora, além de dispor deste equipamento, o Esquadrão também vai ajudar na formação de policiais do Brasil inteiro.

De acordo com o Capitão Tiemman, o robô foi montado na Alemanha e é operado por rádio frequência com autonomia para até 1 quilômetro de distância. Na mesma ocasião, a governadora lembrou que até então o material explosivo era retirado com auxílio de pás e de escudos antibalísticos, com sérios riscos para os policiais. Mas de acordo com Tiemman, até hoje não houve registro de qualquer acidente que resultasse em ferimento aos policiais.

 

Texto e fotos
Assessoria de Comunicação
Secretaria da Segurança Pública
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
48 36658183 48 3665839
3

GOVERNO DE SANTA CATARINA
SECRETARIA DE ESTADO DE SEGURANÇA PÚBLICA

CENTRO ADMINISTRATIVO DA SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA DELEGADA DE POLÍCIA LÚCIA MARIA STEFANOVICH

Avenida Governador Ivo Silveira, nº  1521 - Capoeiras  - Florianópolis-SC  - CEP: 88.085-000.

Atendimento ao Público: 13h às 19h.

 Fone: (48) 3665-8100 - Email: direcaogeral@ssp.sc.gov.br

2019 SSP/SC. Desenvolvido por DTI - Divisão de Tecnologia da Informação

Search