O Banco de Ideias da DISC foi criado como uma forma de captar soluções desenvolvidas para problemas específicos relacionados a segurança pública nos locais onde foram implementados, e que podem servir de inspiração para o desenvolvimento de trabalhos semelhantes em outras regiões. São iniciativas que tentam amenizar ou mesmo resolver problemas comuns a segurança, que foram ou estão sendo desenvolvidas em parceria por entidades civis e instituições públicas com o apoio da comunidade local.

Na lista abaixo estão relacionados projetos desenvolvidos pela Polícia Militar, Polícia Civil, Conselhos Comunitários de Segurança – CONSEG e demais parcerias.

Clique nas imagens e conheça mais sobre essas iniciativas.

 

Projeto: Sou Estudante, Sou Cidadão

Local: Camboriú - Santa Catarina

Desenvolvedor: PMSC

Início: 2018

Problema: Mudar o referencial das crianças estudantes de um colégio escolhido para ser o receptor das ações, conforme os índices de criminalidade do entorno, os fatores de risco social, ocorrências policiais e pedagógicas, e evasão escolar.

Objetivos: Implantar um projeto de policiamento de proximidade com a comunidade escolar e indiretamente com a comunidade local, visando desenvolver ações cívicas com alunos, professores e moradores através de uma política preventiva que vise combater a dinâmica do crime.

Projeto: Rede de Vizinhos

Local: Santa Catarina

Desenvolvedor: PMSC

Início: 2016

Problema: Engajar a comunidade para auxiliar na resolução dos problemas associados a segurança pública.

Objetivos: Fomentar parcerias e fortalecer as relações interpessoais e a cidadania ativa do bairro, bem como de melhorar a relação entre a polícia e a comunidade e de aumentar a vigilância natural a fim de prevenir e restaurar problemas de ordem pública, garantindo a incolumidade física das pessoas e do patrimônio.

 

Projeto: Vai dar BO

Local: Jaraguá do Sul, Guaramirim, Schroeder, Massaranduba e Corupá

Desenvolvedor: ACONSEG

Início: 2017

Problema: Distorção das estatísticas criminais resultante da falta de registro dos fatos criminosos ocorridos na região compreendida pelo projeto para as autoridades policiais.

Objetivos: Desenvolvimento de um aplicativo chamado “Meu BO”, com o objetivo de facilitar o registro de ocorrências policiais na região.

Projeto: Tropeiros da Ponte

Local: Ponte Serrada - Santa Catarina

Desenvolvedor: PMSC

Início: 2017

Problema: Ocupar o tempo ocioso dos estudantes do município de Ponte Serrada durante o contraturno escolar.

Objetivos: Através da música, formar cidadãos mais humanos, intelectuais e com melhores condições sociais, distanciando-os do mundo da criminalidade, além de monitoramento do desempenho escolar e comportamental dos alunos nas atividades escolares.

Projeto: Aluno no Trânsito

Local: Ponte Serrada - Santa Catarina

Desenvolvedor: PMSC

Início: 2017

Problema: Conscientizar estudantes sobre os direitos de motoristas e pedestres, fazendo com que os alunos trabalhem com situações reais, as quais enfrentarão em seu dia a dia.

Objetivos: Proporcionar mais educação no trânsito na região, moldando o comportamento do cidadão enquanto usuário das vias públicas na condição de pedestre, condutor ou passageiro, e ainda a aproximação da comunidade escolar com a Polícia Militar.

Projeto: Cartilhas

Local: Brusque - Santa Catarina

Desenvolvedor: Conseg 256 Centro

Início: 2014

Problema: Baixa participação da comunidade na identificação e na resolução dos problemas de segurança pública na comunidade, bem como o desconhecimento sobre a competência, missão e atuação dos diversos órgãos de segurança, além da ignorância sobre alguns procedimentos que podem ser adotados individualmente para evitar a ocorrência de delitos contra si ou contra seu patrimônio.

Objetivos: Aproximar a realidade dos órgãos de segurança pública dos cidadãos da comunidade, incutir uma mentalidade de participação popular nas tomadas de decisão a respeito da segurança pública, divulgar a atuação e competência dos órgãos de segurança pública, bem como as medidas tomadas, em especial pela Polícia Militar, para a melhoria da segurança da comunidade e propagação de métodos e maneiras de se evitar a exposição à situações de risco de maneira geral.

 

Projeto: Conseg Mirim

Local: Capinzal - Santa Catarina

Desenvolvedor: Conseg Capinzal

Início: 2016

Problema: A percepção de que crianças e adolescentes que residem no município de Capinzal carecem de ações sociais concernentes à sua projeção do futuro social e profissional.

Objetivos: Criar oportunidades para crianças e adolescentes que se encontram na ociosidade e/ou vulnerabilidade social a participação em palestras e atividades físicas, desenvolvendo maneiras de conscientização e prevenção ao uso de drogas, da violência e de outros aspectos negativos que podem prejudicar o futuro desses jovens.

 

Projeto: Vivendo com Música

Local: Lages - Santa Catarina

Desenvolvedor: Núcleo de Serviço Social da PM em Lages/SC - SESOPLAN

Início: 2018

Problema: Jovens e crianças têm buscado refúgio nas ruas e na ociosidade, entrando em contato direto com todos os tipos de violência, seja por meio do consumo de entorpecentes, de álcool, da exploração sexual, conduzindo-os a práticas infracionais diversas. Isto distancia este público também da escola, o que reflete em seu comportamento e no convívio com sua família e comunidade.

Objetivos: Proporcionar aos alunos  aprendizado de música, noções de ordem unida e comportamento, aumentando sua autoestima através de sua valorização perante a comunidade.

 

Projeto: Base Policial KOBAN

Local: Maravilha - Santa Catarina

Desenvolvedor: PMSC

Início: 2017

Problema: Distanciamento do policial militar da comunidade e, por consequência, a falta de interação e conhecimento da realidade que alimenta o crime e as diferentes formas de violência.

Objetivos: Resgatar práticas tradicionais de policiamento comunitário pautadas no contato direto com o cidadão e na promoção de maior interação e comunicação do policial militar com a comunidade, funcionando a Base com verdadeiro centro de prestação de serviços e de irradiação de nova cultura de segurança pública.

 

 

Projeto: Policiamento Orientado a Soluções de Problema

Local: Florianópolis - Santa Catarina

Desenvolvedor: PMSC / Conseg Centro Florianópolis

Início: 2012

Problema: Falta de ações efetivas para resolução de problemas, postura passiva da comunidade.

Objetivos: Estabelecer uma metodologia direcionada a cada tipo de problema, construção de modelos de gestão eficazes, eficientes e efetivos.

 

Projeto: Transitolândia

Local: Brusque - Santa Catarina

Desenvolvedor: PMSC / Prefeitura Municipal de Brusque

Início: 2015

Problema: O Brasil é um dos países com o maior índice de mortes no trânsito do mundo. Entre as maiores causas dos acidentes de trânsito, está o desrespeito às normas vigentes, seja a embriaguez ao volante, excesso de velocidade, desobediência à sinalização.

Objetivos: Buscar maneiras alternativas de reduzir mortes relacionadas com acidentes de trânsito no município de Brusque através de ações educacionais. Desta forma o programa visa orientar desde cedo, e buscar o desenvolvimento de uma maior consciência dos perigos do trânsito para os jovens ainda em formação.

 

 

Projeto: PM na Mão de uma Criança

Local: Camboriú - Santa Catarina

Desenvolvedor: PMSC

Início: 2017

Problema: Indisponibilidade de uma ferramenta que pudesse ajudar o policial militar a criar uma ponte entre ele e uma criança durante o atendimento de ocorrências e durante o policiamento ordinário.

Objetivos: Criar um ambiente seguro e propício, além de apresentar a imagem da polícia militar de forma positiva, o que ficará impresso para o resto da vida.

 

 

 

Projeto: Segurança na melhor idade

Local: São Miguel do Oeste - Santa Catarina

Desenvolvedor: PMSC

Início: 2015

Problema: Grande ação na região de estelionatários que buscam os idosos, geralmente aposentados, para a prática de golpes visando obter vantagem financeira.

Objetivos: Desenvolver um trabalho específico, visando alcançar justamente esse público tão vulnerável, levando soluções criativas para a resolução do problema, considerando características relativas ao ambiente, ao potencial infrator e a potencial vítima.

  

  

Projeto: Conseg Jovem Conseg - 242

Local: Camboriú - Santa Catarina

Desenvolvedor: PMSC, OAB Mirin, Conseg 242, Prefeitura Municipal

Início: 2014

Problema: Necessidade de desenvolvimento da formação de uma nova mentalidade no modo de se fazer segurança Pública preventiva.

Objetivos: Oportunizar ao adolescente que se encontra na ociosidade a possibilidade de poder participar nas oficinas disponibilizadas, aprendendo diversas técnicas profissionais, descobrindo futuras vocações.

 

 

 

Projeto: Projeto Solidário Pequeno Anjo

Local: Rio dos Cedros - Santa Catarina

Desenvolvedor: Conseg Rio dos Cedros / PMSC

Início: 2017

Objetivos: Arrecadar e distribuir presentes de natal para crianças oriundas de comunidades no município de Rio dos Cedros.

 

 

Projeto: Campanha do Agasalho

Local: Rio dos Cedros - Santa Catarina

Desenvolvedor: Conseg Rio dos Cedros / PMSC

Início: 2018

Objetivos: Arrecadar e distribuir roupas e calçados para comunidades no município de Rio dos Cedros.

   
   

Se o CONSEG da sua cidade ou do seu bairro desenvolve um projeto e você gostaria de compartilhar ou divulgar em nosso site, mande para nós através de nossos e-mails:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Search